Arch Linux – Mas ele não é mil maravilhas

Há muitos mitos sobre o Arch Linux e um deles é o de achar-se que devido estar sempre atualizado ele é estável e que essa atualização frequente é sempre vantajosa.

Não é bem assim. As atualizações de fato são rápidas e as vezes ocorrem um dia após o release da fonte, mas essa rapidez pode trazer alguns iconvenientes tais como incompatibilidade entre programas, insegurança em programas não testados por um longo tempo, mudança drástica do sistema ou do programa, atualizações que são pesadas e não trazem tantos beneficios.

A incompatibilidade entre programas já me ocorreu com a atualização do GCC que impossibilitou compilar alguns programas, com o MonoDeveloper, com o OpenBox e seus programas que geram Menus. Estes são casos que ainda não resolvi e estou esperando que se resolvam algum dia. Quando o kernel aparece na lista de atualização me dá calafrios “o que será que deixará de funcionar desta vez?”.

Sobre a insegurança não é preciso dizer muito. Todos sabemos que um programa precisa passar por testes antes de ser considerado seguro (que diga o Debian) releases tão rápidos te garante um programa atualizado de fato, mas pode te expor a bugs e falhas de seguranças ainda por descobrir.

Mudanças drásticas ocorrem muito frequentemente com o software Blender: um atalho ou interface que você estava acostumado de repente some ou move-se para outro lugar. Chega uma hora que você não tem paciência. Recentemente o Arch moveu do SysvInit para SystemD ficou mais rápido o boot de fato, mas não tenho a minima idéia de onde ocorrem ou configuramos algo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s