Aliexpress, Ebay, DX e outros para o hobby e projetos em eletrônica.

Vácuo e o renascimento do hobby

Tempos atrás o hobbista em eletrônica tinha a facilidade das revistas famosas e da Santa Efigênia. Hoje as revistas não apitam mais, a Santa Efigênia virou Made in China e houve um vácuo de 2000 para cá que junto ao sucesso das gadgets do Sr. Steve Jobs acabou matando de fato os ‘hackers’.

Mas veio o Arduino o Raspberry PI e tantos outros. Comprar um destes no Brasil é rasgar dinheiro. Logo percebemos que seria mais fácil fazer o impensável a tempos atrás: Importar diretamente e esperar que os correios entregue. Descobrimos que funciona! E uma indústria de kits se desenvolveu com o sucesso do Arduino. Renasceu o hobby em eletrônica.

Sites como DX logo deram destaque a toda a flora de kits e componentes em volta do Arduino. Os Brasileiros e o mundo descobriram que era mais barato ter a paciência oriental e comprar pela internet seus componentes e kits.

 Lucrativo

Comprar um Arduino no DX pode sair 500% mais barato que no Brasil. Para quem já tem o seu ou não gosta deste ‘kit para garotos” outras diversões e utilidades como CPLD e FPGAS são encontrados facilmente no DX.

Mas os comerciantes chineses logo descobriram o Ebay e o Aliexpress e começaram a colocar seus produtos para venda. Dessa forma não somente é possível encontrar a flora “Dev Boards” como também componentes específicos e alguns difíceis de se achar. Onde você compraria um Z180? Um MC68010? Na Farnell? Boa Sorte. Já pensou em comprar 5 Peças de CPLDs da Xilinx?

Diferenças entre DX, Ebay, Aliexpress

Enquanto o DX é uma empresa em si com seu próprio estoque e venda o Ebay e Aliexpress são apenas leilões ou anunciantes-intermediários de terceiros. Comprar no DX é seguro pois a empresa tem boa reputação, bom tratamento com perdas e por ser uma única empresa a solução é rápida e direta. É uma ótima empresa para quem nunca comprou em sites internacionais.
Arduino uno no dx.comArduino uno no dx.comArduino uno no dx.com

O Ebay e o Aliexpress são lugares ideais para garimpar componentes difíceis de se achar a preços mais baixos. Enquanto o Ebay tem comunidade maior espalhada pelo mundo o Aliexpress fica no domínio chinês. Assim no Ebay pode-se facilmente comprar um clone do Z80 na Russia ou um pacote de peças retiradas por algum reparador espalhado pelo mundo. O problema do Ebay é o Frete. Alguns lugares tem frete muito alto. Normalmente os paises de primeiro mundo como o próprio EUA tem frente de U$ 20,00 no mínimo. Isso limita muito o que comprar. Curiosamente os componentes de frete gratuitos são vindos da China o que nos leva ao Aliexpress. Este composto quase que exclusivamente pela comunidade Chinesa oferece na maioria de seus produtos fretes gratuitos (free shipping) ou muito baratos. Não é um lugar ideal para se comprar um componente obsoleto ou usado. Devido ter nascido de seu irmão Alibaba há a tendência no Aliexpress da compra somente por lote. Algo que no Ebay não é tão mandatório. A compra por lote pode ser ruim ou bom. As vezes os preços são ótimos mas o lote grande demais para nossos bolsos.

No Ebay você pode comprar um MC68030, umas memórias SIMM de 30 pinos e no Aliexpress um pacote de SDRAMs, de lógicas TTLs ou um Kit completo para montar um MSX e ainda fazer pequenas quantidades de uma placa PCB com 4 camadas. Tudo para montar um computador retrô profissional inclusive com a placa pcb própria envernizada, com silk screen e 4 camadas. Não é maravilhoso?

E o “Brazil” como fica?

O Brasil? O Brasil não tem fábrica de semicondutores, temos impostos altíssimos de produção, vendas e importação, um distribuidor no Brasil ou cobra caro, ou só vende barato para quem tem CNPJ. E assim aos poucos o conhecimento tão importante nesta época que é o da técnologia vai se apagando e tornando de fato este país em somente um país agricola e turistico. Por sorte ainda temos estes sites para continuarmos a manter um pouco vivo estes conhecimentos tão raros aqui. Não tenha vergonha de comprar lá fora. Pois daqui nada se aproveitará.
Porém eu tenho tido boas compras com o site soldafria os preços são bons. Não da para achar itens na moda como uC ou Cplds porém comprei muitas portas lógicas e cristais por lá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s