Line Length Match – Atraso de sinais

pcb-tracks

Impendância e clocks

Nas placas mães é comum vermos trilhas que não seguem direto ao ponto mas fazem zigue-zagues como na figura do post. Porque?

O objetivo destes zigue-zagues é o de evitar que dados que devem chegar em sincronismo não se atrasem por diferença de tamanhos. Para um simples projeto de até alguns Mhz essa não é uma preocupação, mas ao começar a subir a frequência os efeitos capacitivos das trilhas começam a atrasar em alguns nano segundos ou pico segundos o sinal e isso pode ser um problema.

Para distribuição de clock em uma placa entre vários componentes é importante que o clock chegue ao mesmo tempo em todos os circuitos assim um componente distante deve receber o mesmo clock do componente perto do gerador. Para este que esta perto uma trilha com o mesmo tamanho do que esta longe é necessário e para isso ‘gastamos’ trilhas fazendo estes zigue-zagues aumentando seu percurso.

Não somente clock devem ter esse comportamento, barramentos de dados de memórias e periféricos rápidos também que dependem que os dados cheguem juntos ao seu destino.

Outra função é gerar uma induntância na trilha e filtrar algum espúrio de alta frequência que possa atrapalhar o sinal original.

Pequenas quantidades de PCB profissional por preço justo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s