Dois IDEs que gosto e dois que odeio

No princípio você descobre o Dev-C++ começa a programar e os bugs te atormentam. Não lembro quais são eles mas me fez procurar alternativas e encontrei o caso de amor:

Code::Blocks – O profissional

Feito para ser uma alternativa ao Dev-C++ já deixou de ser alternativa e se tornou regra. Evoluiu muito e tem cada vez mais agregado funcionalidades úteis.

Captura de tela de 2016-07-01 19-47-20 - 1.png

Como se pode ver na figura os Templates são variados e nos ultimos releases há uma busca pelo desenvolvimento embarcado se aproveitando das diversas plataformas suportadas pelo GCC e o SDCC.

O Code::Blocks suporta desde o começo muitos compiladores. No Windows o download já vem embutido o Mingw ou TDM-GCC.

Eu uso ele profissionalmente para desenvolvimento C/C++ para as plataformas ARM (STM32 ou Kinetis) e AVR bem como x86. Deu um pouco de trabalho a configuração inicial dele para STM32 mas foi gratificante e muito instrutivo.

Captura de tela de 2016-07-01 19-59-01.png

O que mais gosto nele é facilidade de configuração e início médio. Eu odeio programas lentos como se verá nos que odeio. Mas ainda há uma opção veloz …

Geany – O pequeno poderoso

Eu adoro o Geany. É o IDE perfeito para testes rápidos e desenvolvimentos descompromissados. Diferente do Code:Blocks ele suporta diversas linguagens e tenho usado muito ultimante para Python.

Apesar de ter a opção de criar projetos o que me atrai nele é justamente você poder criar um arquivo, digitar o código e botar para rodar diretamente sem maiores burocracias. Por isso é perfeito para testes.E ao fechá-lo e abri-lo posteriormente as abas estarão lá abertas novamente.  Na verdade um projeto é nada mais que organizar seus arquivos em pastas que são navegáveis no painel “Aquivos” ao lado. Se o projeto cresceu então junte tudo em uma pasta e trabalhe com ela.

Captura de tela de 2016-07-01 20-03-43.png

E o inicio é rapido!

Como eu gosto disto! Clicou abriu! E o terminal embaixo? Quebra um galhão. Com um suporte a debug  ele pode até substituir o Code::Blocks.

linux_dark_1-24_weblinux_dark_1-24

As caras são muitas ao Geany para todos os gostos. Acho bonito programar em escuro mas não consigo me acostumar.

Os que odeio

Eclipse – Lerdeza

Pelo amor de Deus … como demora esta coisa para iniciar. Fiquei injuriado quando a Freescale mudou sua IDE para variantes Eclipse. Clicava em debug e aquela coisa ficava pensando … pensando … indexando. Que horror. Por isso fiz um esforço e aprendi a configurar o Code::Blocks para ARMs.

Essa tendência de se fazer IDEs baseadas no Eclipse para mim foi um desastre. A Texas fez isso, a Freescale e a ST esta indo no caminho. Sim, sim sei que o Eclipse é muito versátil mas convenhamos muito lento.  Certeira foi a Atmel que partiu para uma solução Visual Studio.

plc2-2015-your-own-ide-4-638

E aquela burocracia para se criar um projeto???? O sujeito que programa para sistemas embarcados em Eclipse se aprender diretamente nele se torna dependente do mesmo; porque não terá a menor noção de como se programa para uma plataforma: que comandos, que bibliotecas, que caminhos, como usar os comandos de debug. Tudo isso fica escondido em trezentos cliques que da medo e preguiça de mexer.

Se você usa o Eclipse e não tem a menor idéia de como as coisas funcionam por favor veja neste post como se programa “na mão”  um STM32.

Descobri neste site http://www.ihateeclipse.com  que não sou o único!

Vim/VI – O Geek

Fui atrás de um screenshot deles no Google e o que acho? Curiosamente mais destas imagens que do próprio em questão. Isto já diz tudo:

vi-vim-cheat-sheet

Ai vem aquele moleque que quer ser diferente e se acha o maior por usar um desses.

A primeira instalação que fazia em algum Linux novo  – antigamente pois depois do ArchLinux nunca mais fiz instalação nova – era o MCEdit para evitar ter que editar arquivos de configurações nesta !@#$!. Aliás como se sai mesmo dele?  Era algo como ESC-Q!.

Eu não odeio o Terminal. Eu adoro o modo texto! Uso demais o Guake (terminal suspenso), mas perder meu tempo aprendendo esses atalhos se posso usar um IDE mais robusto não é comigo.

Fazer um esforço para aprender estes comandos para mim é uma perda de tempo se posso aprender muitas outras coisas mais úteis. De fato no momento estou fazendo um esforço para escrever robôs investidores em Forex e Bolsa e estou adorando o tema em torno de processos estocásticos. O Geany e o Metatrader estão sendo perfeitos para isso.

main-qimg-cf12b776c0e69ec6d30a47b0d90792d9

Geração dodói

Se você programa nestas coisas parabéns te admiro, mas não me pertube.

 

 

 

Deixe um comentário

